Portal OxenteBahia

Feito do seu jeito.

Igaporã: Neto, Romilce e vereadores eleitos são diplomados pela Justiça Eleitoral

Em sessão realizada nesta quinta-feira (17), a 168ª Zona Eleitoral diplomou os candidatos eleitos para os cargos de prefeito, vice prefeito e vereador nas eleições municipais de 2020 para Igaporã, Tanque Novo e Botuporã. A cerimônia foi realizada por meio virtual, em razão da pandemia do coronavírus, e durou pouco mais de 30 minutos.

A Dra. Adriana Silveira Bastos, juíza da 168ª zona eleitoral, abriu a cerimônia destacando que a diplomação é de extrema significância para o processo de escolha dos candidatos, pois impõe aos eleitos a responsabilidade por eles devida. Ao final, a magistrada desejou a todos um feliz mandato. Representante do Ministério Público Eleitoral, o Dr. Jailson Trindade também agradeceu a parceria entre candidatos e a justiça e teceu agradecimentos aos eleitores das cidades de Igaporã, Tanque Novo e Botuporã, pela massiva presença no pleito deste ano.

Em seguida, procedeu-se à diplomação dos eleitos, com a leitura dos dados constantes no diploma eleitoral. Neto e Romilce foram oficialmente diplomados pelos 5.228 votos preferenciais, acompanhados pelos vereadores Diogo, Cristiane, Waldir, José Pedro, Marcão, Lucim, Érico, João de Lô, Nengo, Tõe Giral e Pedro Lopes.

A diplomação é o último ato do processo eleitoral, pelo qual a Justiça atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. O candidato eleito recebe o diploma em nome dele, a indicação da legenda sob a qual concorreu a eleição e o cargo para o qual foi eleito.