Portal OxenteBahia

Feito do seu jeito.

Saiba como manter mosquitos e pernilongos longe da sua casa

Proliferação dos insetos é comum durante o verão

Dezembro é marcado pela chegada do verão. A estação possui algumas características que fazem com que mosquitos e insetos se proliferem mais do que o normal. O calor e umidade são os principais motivos que contribuem nesse sentido. As chuvas que costumam cair nessa época do ano também ajudam. Com isso, aumenta-se o risco de doenças infecciosas, como a dengue.

“As condições climáticas desempenham importante papel na incidência dos mosquitos e pernilongos. Nessa época do ano é mais comum a proliferação de dois mosquitos: o Culex, o famoso pernilongo, e o Aedes aegypti, mosquito transmissor da febre amarela urbana, da dengue, do zika vírus e da Chikungunya”, ressalta Natalie Amorim, bióloga e diretora técnica da LarClean, empresa especializada em saúde ambiental.

Para evitar que a casa fique infestada deles, é necessário tomar alguns cuidados e medidas de prevenção. É importante que haja atenção para acabar com a raiz do problema nos possíveis criadouros, como aparadores de água de filtro, área de descarte de sacos de lixo, bandejas de ar condicionado e geladeiras, banheiros e instalações sanitárias, caixas d’água, reservatórios e depósito de água, além de tonéis, barris e tanques e caixas de passagem de água, além de evitar água limpa  e parada.

Além da limpeza desses materiais e locais, o indicado também é a realização de uma dedetização da residência, que descarta alternativas como o uso de repelente e telas em portas e janelas da casa. A bióloga Natalie Amorim recomenda quatro tipos do serviço: a pulverização,  que aplica inseticida líquido em paredes e redes subterrâneas, o Lar Protect, equipamento que fica em casa espirrando o produto de proteção 24 horas, o fumacê, que geralmente é realizado em condomínios, e atomizador, jato de micro gotas que podem ser lançadas em distância maiores.

“A técnica utilizada na dedetização depende da localização da população infestante, seja em ambiente comercial ou residencial. Uma equipe especializada é responsável por esta identificação. Escolher uma empresa especializada é fundamental para garantir um bom resultado, já que são utilizados produtos de maior eficácia, além de oferecer acompanhamento, garantia de serviço e suporte técnico”, finaliza Natalie.